15 alimentos para melhorar o desempenho sexual

Quem duvida que comer é um dos grandes prazeres do mundo? Mas o que já é bom pode ficar melhor ainda: alguns ingredientes, além de saborosos, têm o poder de fazer esse deleite ser usufruído bem além da mesa.

Se, por muito tempo, a existência dos chamados afrodisíacos foi alvo de controvérsias, a ciência tratou de resolver o impasse. Hoje já se sabe que algumas comidas têm de fato a capacidade de interferir na libido — e engana-se quem pensa que elas são poucas.

Na lista de alimentos para melhorar o desempenho sexual há iguarias para todos os gostos. Quer saber quais são eles?

1. Chocolate

Não é à toa que ele se transformou em um presente clássico entre os apaixonados. Além da glicose, principal fonte de energia utilizada pelo corpo, o chocolate contém uma substância chamada teobromina — um estimulante parecido com a cafeína que ajuda a potencializar a libido e que, de quebra, atua diretamente no cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar.

Entre os componentes do chocolate, também estão poderosos antioxidantes — ingredientes que ajudam no desempenho geral do corpo e melhoram a circulação — e o magnésio, um mineral capaz de regular a produção de energia do organismo e atuar como relaxante natural.

Os principais benefícios, entretanto, estão nos chocolates amargos, com maior concentração de cacau.

2. Ostras

Certamente um dos mais populares afrodisíacos, as ostras têm esse status por conta do teor de zinco — um mineral essencial à saúde e com múltiplas funções no corpo.

Do ponto de vista sexual, a principal ação do zinco é na regulagem hormonal. Enquanto atua aumentando a testosterona, o que melhora a performance sexual, ele também reduz os níveis de prolactina — um hormônio cuja produção excessiva pode levar à impotência.

Só não vale exagerar: segundo nutricionistas, bastam duas ostras diárias para abastecer o corpo com a quantidade necessária de zinco.

3. Frutas Antioxidantes

Alimentos com alto teor de vitamina C são capazes de ajudar na vida sexual por melhorarem a circulação sanguínea — que está diretamente envolvida na ereção. Entre as frutas recomendadas, destacam-se:

Cranberry
Ainda pouco conhecida no Brasil, essa frutinha vermelha é uma grande maravilha da natureza. Além do poder antioxidante, ela acelera o metabolismo, previne doenças do trato urinário e ajuda na saúde cardiovascular. Mesmo consumida na forma de sucos ou desidratada, ela mantém suas propriedades benéficas.

Kiwi
Outro campeão de vitamina C, ele ajuda o corpo a manter um fluxo sanguíneo saudável e a eliminar fadiga e indisposição.

Pêssego
Muito da fama afrodisíaca da fruta vem do seu formato. Quando cortado ao meio, ele se assemelha ao órgão sexual feminino. Mas o poder do pêssego vai além da sua aparência. Rico em fitonutrientes, ele é um grande aliado na manutenção da saúde sexual.

Morango
Como as demais frutas com alto teor de vitamina C, ele também atua no funcionamento dos vasos sanguíneos — que são essenciais para uma vida sexual saudável. Além disso, a fruta, pelo seu aspecto e sua textura, age como um estimulante dos sentidos.

4. Ovos

Altamente proteicos, os ovos têm o poder de dar energia e disposição quase instantâneas ao organismo. Outro efeito importante está ligado à vitamina B6: ela é essencial na regulação de hormônios sexuais — que interferem diretamente na vontade de fazer sexo e no desempenho sexual.

5. Pimenta

Além da ardência no paladar, ela é famosa por seu poder de esquentar a relação sexual. Isso ocorre porque a pimenta acelera o metabolismo — aquecendo o corpo e melhorando o pique para o sexo.

6. Canela

Uma das especiarias mais conhecidas é também famosa por suas propriedades estimulantes do sexo. Tanto na forma de chá quanto em pó, a canela é um poderoso intensificador dos sentidos, além de estimular a produção e potencializar a ação da testosterona.

7. Café

Poderoso estimulante do sistema nervoso, melhorando a disposição e a energia para o sexo, o café é também rico em antioxidantes — cujo consumo rotineiro auxilia no vigor e na atividade sexual.

8. Avelã

Indispensável em qualquer dieta saudável, a aveia tem méritos muito maiores que o seu grande teor de fibras. Ela atua aumentando a produção de hormônios sexuais masculinos e é uma fonte natural de L-arginina — um composto usado no tratamento da impotência sexual.

9. Amendoim

A oleaginosa é rica em proteínas, gorduras boas, vitaminas E e B3 e L-arginina — composição que o transforma em um excelente regulador hormonal e fonte de energia. Por conta disso, além de favorecer a ereção, ele também tem ação na libido.

10. Abacate

A fruta virou obrigatória nas dietas saudáveis por suas gorduras benéficas. O abacate é uma ótima fonte de energia para o coração, o cérebro e os músculos por conter ácido fólico — composto que ajuda a metabolizar proteínas. Os seus níveis de potássio e vitamina B6 melhoram a função da tireoide, glândula que regula o metabolismo corporal, o que é essencial para a manutenção da libido.

11. Banana

O potássio e o magnésio, abundantes nas bananas, são os principais responsáveis pela performance sexual. Os dois sais minerais, aliados às vitaminas do complexo B que estão presentes na fruta, são apontados como intensificadores do desejo sexual.

12. Salmão

Por conta do ômega 3, o consumo frequente de salmão ajuda a manter estáveis os hormônios sexuais no corpo e também garante a saúde do sistema circulatório.

13. Ginseng

A raiz milenar, comumente usada pelos chineses, é considerada um estimulante da potência sexual. O seu poder vasodilatador, atestado por estudos científicos, o coloca como alternativa natural aos medicamentos para estimular a ereção — como o Viagra.

14. Gengibre

Outra especiaria com funções importantes no desempenho sexual, o gengibre é termogênico e atua aumentando o metabolismo e otimizando a circulação do sangue por todo o corpo.

15. Açafrão

O pozinho alaranjado tem um poder antioxidante incomparável. O seu consumo garante a boa regulação de várias funções do corpo, especialmente a sexual. Estudos apontam que a especiaria é multifuncional: estimula o desejo sexual, combate a disfunção erétil e melhora o desempenho.

Grande aliada na saúde sexual, a alimentação é um fator essencial a ser levado em conta quando se pensa em melhorar a libido e a performance na cama. Usados no dia a dia, alguns ingredientes e temperos são capazes de regular hormônios, aumentar o desejo e até estimular a ereção.

Segundo estudos recentes, a adoção de alimentos para melhorar o desempenho sexual pode inclusive dispensar ou retardar a necessidade de remédios para a disfunção erétil. Gostou da nossa lista? Compartilhe-a nas suas redes sociais!

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