Saúde do homem: 5 cuidados que você precisa tomar

saúde do homem, muitas vezes, fica em segundo plano. O autocuidado não é uma prática muito frequente entre os representantes do gênero masculino, e as desculpas para a falta de prevenção são variadas: “estou sem tempo”, “isso é frescura”, “não tenho problema nenhum”.

Quais dessas frases você já ouviu? E quantas já usou? A maior parte dos homens só busca cuidados médicos quando estão no meio de alguma situação já fora de controle. E mesmo assim, quase sempre, por insistência de uma mulher. Você sabe o que fazer para mudar esse quadro? Continue lendo o nosso post e descubra!

Quais são os principais problemas de saúde que atingem os homens?

Ao longo da vida, o homem está sujeito a apresentar diversas doenças, sejam elas físicas ou emocionais. Algumas delas são mais comuns e merecem uma atenção especial. Vamos conferir quais são!

Doenças cardiovasculares

Os problemas de saúde que afetam o coração e o sistema circulatório são mais frequentes em homens do que em mulheres. A hipertensão, por exemplo, é uma doença que nem sempre apresenta sinais, mas é perigosa por elevar os riscos de o paciente apresentar um ataque cardíaco.

Câncer de pele não-melanoma

A pele é o maior órgão do corpo humano e, também, aquele que apresenta maior tendência à formação de tumores. Segundo o INCA, o câncer de pele não-melanoma representa cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Ele é mais comum em pessoas de pele clara e tende a ser pouco agressivo.

Câncer de próstata

O segundo tipo de câncer mais comum entre os homens é o de próstata. A doença se manifesta mais comumente em idosos, e cerca de 75% dos novos casos identificados ocorrem em pacientes com mais de 65 anos. A maior parte dos tumores malignos de próstata apresenta crescimento lento e pode ficar anos sem ser detectada.

Depressão

Esse distúrbio emocional é cada vez mais frequente nos homens. Como a depressão tem o estigma de ser uma doença relacionada à fragilidade feminina, muitos homens sofrem em silêncio e não buscam ajuda. Os casos mais graves do problema podem culminar com o suicídio do paciente.

Distúrbios sexuais

Problemas no sexo acometem tanto homens quanto mulheres, e estão relacionados a fatores psicológicos e a um estilo de vida pouco saudável. Entre os distúrbios que atingem o sexo masculino, podemos citar a falta de apetite sexual, a ejaculação precoce e a disfunção erétil.

Que cuidados devem ser tomados para garantir a saúde do homem?

Os problemas expostos acima, além de tantas outras doenças, estão ligados ao modo de vida que adotamos. Por isso, eliminar hábitos nocivos e incluir práticas saudáveis no dia a dia são formas de se proteger contra muitas enfermidades.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 dicas para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde. Acompanhe!

1. Pratique exercícios físicos

O sedentarismo está fortemente associado ao maior risco de mortalidade, independentemente do índice de massa corporal. Isso quer dizer que quem não pratica exercícios, mesmo que seja magro, apresenta mais chances de ter uma morte prematura do que um obeso ativo.

Por isso, é importante incluir na rotina ao menos 30 minutos de atividades físicas diariamente. Veja alguns benefícios que isso traz para a saúde física e mental:

  • redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue;
  • aumento da resistência muscular e da disposição;
  • alívio do estresse;
  • elevação da autoestima;
  • otimização dos processos criativos.

2. Alimente-se corretamente

Uma alimentação variada é capaz de fornecer todos os nutrientes de que o corpo necessita para desempenhar bem as suas funções. Uma dieta balanceada resulta em longevidade aliada a uma boa qualidade de vida, uma vez que previne doenças como a diabetes, a hipertensão e, até mesmo, infecções por microrganismos.

3. Consulte um médico periodicamente

Sabe o ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Consultar o médico periodicamente, mesmo que não haja sinais de doença, é importante para encontrar um diagnóstico precocemente e, com isso, evitar problemas graves de saúde.

Algumas enfermidades são silenciosas e apenas manifestam sintomas quando já estão em estágio avançado. Um exemplo é o câncer de próstata, cujos sinais característicos (vontade de urinar com maior frequência, presença de sangue na urina e disfunção erétil) aparecem apenas quando o tumor já está com um tamanho considerável.

4. Realize o autoexame dos testículos

Segundo o INCA, 5% dos tumores malignos nos homens ocorre nos testículos. O câncer de testículo é mais frequente em homens com menos de 40 anos e tem grandes possibilidades de cura, principalmente quando detectado em seus estágios iniciais.

Assim, é recomendado que o autoexame dos testículos seja realizado mensalmente. Após um banho quente, quando o saco escrotal está mais relaxado pelo calor, examine a região com as mãos, procurando alterações no tamanho dos testículos e nódulos no escroto.

O teste não deve causar dor. Por isso, é preciso procurar ajuda caso sinta algum desconforto.

5. Não tenha vergonha de buscar assistência

Muitas vezes, o homem sente vergonha de expor seus problemas de saúde, principalmente quando as disfunções estão relacionadas à região genital ou à atividade sexual.

Em diversos casos, a consulta com um especialista e a realização de exames apropriados permite identificar e tratar as causas do problema, devolvendo a qualidade de vida ao paciente.

Qual é a importância da vida sexual na saúde do homem?

Uma vida sexual saudável traz diversos benefícios para a vida do homem — e não estamos falando apenas do prazer momentâneo associado à atividade sexual. Os impactos na saúde são duradouros e incluem:

  • alívio do estresse;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • melhora da saúde cardiovascular;
  • redução da insônia;
  • retardamento dos sinais do envelhecimento.

Com tantas coisas boas associadas, não é de espantar que todos desejem ter uma vida sexual ativa e de qualidade. Por isso, problemas que atrapalham essa vontade causam tantos transtornos e reduzem o bem-estar, podendo evoluir para um quadro grave de depressão.

As dicas apresentadas neste post são úteis para melhorar toda a saúde do homem, inclusive na cama. Com elas, é possível incrementar o desempenho sexual e elevar a qualidade de vida de forma a se manter firme e ativo por muito mais tempo.

Quer saber mais? Então, aproveite para conhecer alguns alimentos para melhorar o desempenho sexual e inclua-os agora mesmo na sua dieta!

Banner Blog Disfunção Erétil

WhatsApp chat Chame no WhatsApp